sábado, 19 de abril de 2014

Feliz Páscoa Atlante.

Queridos Irmãos, Família Maçônica,

Não poderia deixar de enviar uma mensagem a todos meus irmãos e aos lares maçônicos de nossa querida Loja Atlântida em data tão sublime. Pois bem, aqui estou celebrando a Páscoa mais um ano com a Graça do G.A.D.U. É uma pena que hoje em dia muito se perdeu da tradição Pascal. 

No caso cristão, recordo-me que na sexta-feira santa ninguém comia carne, não ouvíamos música, era um dia triste. Ainda quando criança assistia com a família o filme "A paixão de Cristo". Todo ano era a mesma coisa, até o mesmo filme, mas me deixava muito impressionado! Não sei se era coincidência ou impressão minha, mas até o dia, depois do almoço, ficava cinzento. Hoje pouco se fala e pouco se lembra. A indústria do chocolate ganha força e as nossas crianças se preocupam com o maior ovo do que com o real significado da Páscoa, estão todos no clube se divertindo.

Por outro lado, nos deparamos com a tradição judaica que remonta à escravidão do povo judeu no Egito, os 40 anos de exílio de sua terra, culminando com a tão sonhada e almejada libertação das garras do Faraó. A amargura e o sofrimento passado no Egito é simbolizado pelo pão ázimo (sem fermento) e por uma mistura de ervas amargas que aludem a esse período triste que passaram fugindo no Egito chamado de Pessach ou, em português, passagem, travessia. Hoje lembramos e associamos o feriado judaico com a verdadeira liberdade, essa que o maçom tanto pratica e também procura perpetuar.

Enfim, meus irmãos, gostaria de desejar uma Feliz Páscoa a todos. Com menos chocolate e mais libertação!

TFA,

Rui Samarcos Lora
Ven.'. M.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário